Hidrelétrica

Usina Hidrelétrica Lucas Nogueira Garcez

         A usina hidrelétrica de Salto Grande, hoje denominada Usina Governador Lucas Nogueira Garcez, foi construída pelo barramento do rio Paranapanema e de seus afluentes, rio Novo e o Ribeirão dos Bugres. A usina teve seu início em 1951 e finalização em 1958.
          Para que a usina fosse constrída em Salto Grande, uma vasta área teve de ser sacrificada em nome do progresso. Lugares pitorescos da região, como cascatas, cachoeiras, a ponte do canal do Inferno, o Castelo Branco, a ponte pêncsil e várias outras belezas da cidade, foram cobertos pelas águas.
           Porém, a usina foi um grande passo para o progresso do município de Salto Grande e toda a região, pois, além da oferta de energia acelerar o desenvolvimento industrial e a eletrificação de atividades rurais, foi a primeira usina hidrelétrica planejada e executada com recursos nacionais em São Paulo.
          Salto Grande representou um marco significativo na história do desenvolvimento paulista e brasileiro, produzindo know-how, além de energia elétrica.

Características da usina:

          A bacia decompensação atinge uma área igual a 540 alqueires paulistas, ou 306,80 ha. A barragem da usina mede 920 metros de extensão e 20 metros de altura, atingindo um volume de 60 milhoes de m3.

Potência instalada: 68.000 kw
Produção média anual: 437.000.000 kw
Queda média: 19 m/s
Consumo máximo por turbina: 115 m3/s
4 turbinas Kaplan - potência cada: 25.000 cv
4 geradores - potência cada: 18.000 KVA
4 transformadores trifásicos: 13.8/92 KV

          Hoje a Usina Hidrelétrica Lucas Nogueira Garcez é um dos principais atrativos turísticos da cidade e fonte de recursos econômicos do município.


          O Prefeito Municipal Walter Ribeiro Homem e comitiva com o governador Lucas Nogueira Garcez, na primeira visita às obras da Usina