Oração










Oração feita pelo Padre Giovanni na solenidade de abertura do Aniversário da Cidade, comemorando seus 99 anos.

Salto Grande Rumo ao Centenário


Oração pela cidade de Salto Grande SP
Senhor Jesus,
Vós que um dia rezastes por vossa cidade de Jerusalém, ensinai-nos, também, a rezar pela cidade de Salto Grande, para que seja a cidade com a qual Deus sonha e o povo precisa.
Senhor, o nome de Salto Grande ecoa valores da natureza, do Rio Paranapanema, Turvo e Rio Novo, uma historia antiga de indígenas e pioneiros. Me faz lembrar que nossa cidade precisa ter um pouco dos valores que marcaram as grandes cidades do mundo. Peço, então, que Salto Grande tenha um pouco da cultura de Paris, da musicalidade de Viena, da neutralidade de Genebra, da beleza do Rio de Janeiro, da laboriosidade de São Paulo, do civismo de Brasília, da arte de Ouro Preto, da mística de Calcutá, da poesia de Assis, e da religiosidade de Aparecida e de Roma.
Senhor, andando pelas ruas de Salto Grande com suas praças, Igrejas, escolas, hospital, cemitério, indústrias, casas comerciais e lares ricos e pobres, como um bom cidadão, que eu saiba respeitar e continuar a história dos pioneiros, cultivar os valores da educação, defender a harmonia dos lares, lutar contra a violência das drogas e da insegurança, apoiando a defesa dos direitos humanos, civis, sociais, morais e religiosos.
Senhor, ensinastes o vosso servo Francisco de Assis rezar contemplando na própria natureza o irmão sol, a irmã água e o irmão fogo, fazei que nós, também, vos encontremos nas águas dos rios, na arquitetura da Igreja Matriz, nos passeios alegres do fim de tarde, mas, sobretudo, no sorrisos das crianças e jovens, no amor dos esposos, nos conselhos sábios dos anciãos e na sacralidade dos lares, onde verdadeiramente se constrói a grandeza moral de nossa cidade.
Senhor Jesus, o Evangelho nos lembra que não só rezastes pela cidade de Jerusalém, mas também denunciastes seus pecados e chorastes sobre ela, quando a cidade santa caiu na corrupção social, imitando os maus costumes de Sodoma, Gomorra e Babilônia.
Por isso, Senhor, ajudai-nos como membros comprometidos pela moralidade e cidadania para que nos também lamentemos e denunciemos as falhas e pecados de nossa cidade, a saber: o egoísmo de tantos corações; a corrupção em tantos lugares, as injustiças nas relações de trabalho, a falta de união em tantos lares, a ausência de amor entre pais e filhos e a falta de fé em Cristo e no seu Evangelho.
Mas, por outro lado, a Bíblia com esperança recorda tantos belos exemplos de conversões de pessoas e cidades, tais como: Nínive, Roma e Jerusalém, pois, acredita que no coração de todo homem e de toda mulher existe uma chama e uma reserva de conversão à justiça, à bondade, ao perdão e ao amor.
Então, Jesus ajudai-nos a sonhar com dez novos sonhos pedindo um futuro feliz para nossa cidade de Salto Grande.
Sonhos de:
1. Uma cidade justa, educativa, fraterna e solidária, onde a justiça e a paz se abraçarão.
2. Uma cidade onde nós, seus cidadãos, imitemos a atitude. Não perguntando o que Salto Grande pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer por Salto Grande. 3. Uma cidade bíblica, onde o Evangelho revele Jesus como o caminho, a verdade, a vida e a felicidade que todos procuramos.
4. Uma cidade humana, onde a tirania do poder econômico respeite verdadeiramente a dignidade da pessoa humana como filho de Deus.
5. Uma cidade da parceria, onde as lideranças políticas, sociais, econômicas e religiosas se unam e considerem o bem maior da cidade, como supremo bem.
6. Uma cidade da fraternidade, onde não faltem o trabalho, a educação, a saúde, a terra, a moradia e o pão para todos.
7. Uma cidade ecológica, preocupada com a terra, a água, as plantas, ma, sobretudo com sua ecologia humana, respeitando o bem-estar dos seus filhos, seu maior tesouro.
8. Uma cidade da comunicação, onde a imprensa, toda ela, escrita, falada e televisionada, esteja hipotecada e interconectada com a Ética, a Moral e a Política do Bem Comum.
9. Uma cidade do social, onde o pequeno e o pobre ainda possam acreditar na política, na promoção humana e na esperança das transformações sociais urgentes e inadiáveis.
10. Uma cidade da paz, onde resida a sede da Verdade, da Justiça, do Amor e da Fé.
Salto Grande, lembra-te do conselho do Salmista:
“Se Deus não constrói a cidade, em vão trabalham os que a edificam”.
Também faço meus,os votos do Salmo 122: “Vivam em paz os que te amam… haja paz em teus muros… segurança em tuas casas… e te desejo a felicidade” a paz de Deus esteja sempre contigo. Amém!
Dom Albano Cavallin, Arcebispo e Cidadão Honorário de Londrina, com o titulo Oração pela cidade de Londrina, datada em 12 de março de 2003- Texto adaptado