Concurso e Museu



Edital


PRORROGADA AS INSCRIÇÕES PARA 10 DE SETEMBRO DE 2011


Regulamento do Concurso Fotográfico:
“Um olhar sobre Salto Grande”
modelo Cartão Postal.


A Comissão Especial instituída para Organizar as comemorações do Centenário do município de Salto Grande, através da Portaria de nº 220, de 03 de novembro de 2010, no uso de suas atribuições legais resolve tornar público o Edital para o Concurso Fotográfico, que tem como tema Um olhar sobre Salto Grande”, modelo Cartão Postal,  em  comemoração ao  centenário do Município, com a observância dos seguintes procedimentos:

DA FINALIDADE

Art.1º A Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário do Município e  a Prefeitura Municipal de Salto Grande instituem o CONCURSO de fotografia para Cartões Postais em razão do Centenário do município de Salto Grande, como parte de suas atividades comemorativas.
Art. 2º O concurso tem o propósito de resgatar a história dos cem anos do município, as belezas arquitetônicas e naturais da cidade e estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Além disso, tem como objetivo escolher as melhores fotografias para o evento, que serão publicadas em cartões postais do município, a partir do momento do seu lançamento, que acontecerá no dia 27 de dezembro de 2011, data em que o município comemora seus 100 anos.

PARÁGRAFO ÚNICO. As fotografias escolhidas serão usadas nos cartões postais e poderão ser utilizadas para representar eventos e nas diversas peças, tais como exposições, folderes, cartazes, impressões, envelopes e outras peças definidas pela Comissão Organizadora do evento e pela Prefeitura Municipal de Salto Grande.

DA PARTICIPAÇÃO

Art.3º Poderão participar do Concurso todos os as pessoas que possuírem máquinas fotográficas; amadores ou profissionais apaixonados por fotografia.

DOS TRABALHOS

Art. 4º O Tema do Concurso é “Um olhar sobre Salto Grande”,modelo Cartão Postal,  que comemora na data de 27 de dezembro de 2011 seus 100 anos e poderá abranger e resgatar a história dos cem anos do município, as belezas arquitetônicas e naturais da cidade além de estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação
Art. 5º Cada participante poderá inscrever até 03 (três) fotografias coloridas e/ou preta e branca e/ou sépia.
§ 1º As fotografias deverão ser provenientes de equipamento fotográfico.
§ 2º As fotografias deverão ser entregues da seguinte forma: 1 exemplar de cada fotografia impresso, ampliado no tamanho 15x21, em papel fotográfico fosco ou brilhante, sem nenhum tipo de retoque ou maquiagem.
§ 3º As fotografias feitas no formato digital deverão ser entregues no formato impresso, conforme descrito acima, e em CD no formato JPEG.
§ 4º Não serão aceitas fotografias com teor comercial, ofensivo ou que promovam discriminação por motivo de origem, cor, raça, sexo, idade, opinião política, ideologia, crença ou consciência.
§ 5º As fotografias deverão vir acompanhadas obrigatoriamente de uma etiqueta auto-adesiva, devidamente preenchida (conforme modelo no final deste Edital) e colada no verso da fotografia.


DA INSCRIÇÃO

Art. 6º As inscrições deverão ser realizadas de 10 de Fevereiro de 2011 à 10 de Abril de 2011, no laboratório de Informática da Escola Municipal Salto Grande aos cuidados de Camila Sanches de Carvalho ou na Biblioteca Municipal de Salto Grande aos cuidados de Adriana Martins Henrique.
Art. 7º A inscrição é gratuita e sua confirmação é realizada mediante preenchimento de formulário e entrega das fotografias em envelope lacrado com os dizeres: Concurso Fotográfico do Município de Salto Grande –
“Um olhar sobre Salto Grande” observado o disposto no artigo 5º e seus parágrafos.
Art. 8º As fotografias serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que será composta por profissionais convidados e pela Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário do município de Salto Grande.
§ 1º A Comissão Julgadora selecionará as dez melhores fotografias inscritas no concurso.
§ 2º Todas as fotografias serão publicadas no site:  www.pmsaltogrande.sp.gov.br 
§ 3º As dez melhores fotografias, escolhidas pela Comissão Julgadora serão impressas em Cartão Postal, com identificação do Fotografo no verso.
§ 4º Todas as fotografias inscritas serão expostas através de um “Varal Fotográfico” nas comemorações do centenário do município de Salto Grande que será no dia 27 de dezembro de 2011 com referências aos fotógrafos responsáveis por cada foto.
§ 5º A Comissão Julgadora se reserva no direito de decidir que caso nenhuma das fotografias apresente os requisitos exigidos, haverá ata sucinta, estabelecendo as razões de sua decisão, da qual não cabe recurso.

Art. 9º A Comissão Julgadora na avaliação dos trabalhos apresentados observará os critérios:
a) criatividade na abordagem - (4 pontos)
b) originalidade - (2 pontos)
c) sensibilidade e adequação ao tema proposto - (2 pontos)
d) comunicação (transmissão da idéia e universalidade). - (2 pontos)
Total: 10 pontos

DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 10º A Comissão Julgadora se reunirá em separado, para conferir pontos a cada uma das fotos, considerando os critérios definidos por este Regulamento.
§ 1º A classificação se dará pela ordem decrescente de pontos, resultantes da soma individual dos pontos dados pelos membros da Comissão Julgadora a cada fotografia.
§ 2º Havendo empate, a Comissão Julgadora proferirá o voto de desempate.
Art. 11º A decisão da Comissão Julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.
Art. 12º Será premiado  com troféus e revelação e moldura apenas as três melhores fotografias  classificadas entre as dez melhores fotos obtidas do resultado final.

1º Primeiro colocado – troféu, revelação e moldura
2º Segundo colocado – troféu, revelação e moldura
3º Segundo colocado – troféu, revelação e moldura


PARÁGRAFO ÚNICO: Os vencedores das dez fotografias escolhidas terão a foto impressa em cartão postal em razão da comemoração dos cem anos do município, que poderão ser distribuídos gratuitamente e/ou vendidos.
Art. 13º A cerimônia de apresentação do Cartão Postal e da entrega da premiação será divulgada pela Comissão Organizadora em data e local a serem definidos.

DOS PRAZOS

Art. 14º As inscrições devem ser feitas no Laboratório de Informática da Escola Salto Grande com Camila Sanches de Carvalho e na Biblioteca Municipal de Salto Grande com Adriana Martins Henrique, no período de 10 de Fevereiro de 2011 à 10 de abril de 2011.
Art. 15º Não serão aceitas inscrições que não estiverem de acordo com o Art.5º DOS TRABALHOS e com o 6º e 7º DAS INSCRIÇÔES.
Art. 16º O resultado oficial será divulgado em data a ser comunicada posteriormente.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 17º As fotografias inscritas no concurso terão sua propriedade intelectual concedida de pleno direito e por prazo indeterminado à Prefeitura Municipal de Salto Grande, não cabendo a qualquer órgão quaisquer ônus sobre o seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso, inclusive sendo-lhe permitido fazer adaptações, visando a sua adequação ao conceito e à imagem institucional.

Parágrafo Único- A participação neste concurso implica na autorização dos autores para exposições e publicações, sem ônus para nenhuma das partes.

Art. 18º As fotografias que forem enviadas para o concurso não serão devolvidas e poderão ser utilizadas para representar eventos e nas diversas peças, tais como exposições, folder, cartazes, impressões, envelopes e outras peças definidas pela Comissão Organizadora do evento.
Art.19º Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
E, para que ninguém alegue ignorância é o presente Edital publicado por afixação em local de costume na Prefeitura Municipal de Salto Grande e seu extrato publicado em  jornal  da  região, bem  como  no site   www.pmsaltogrande.sp.gov.br 


Salto Grande, 27 de Dezembro de 2010.


Comissão Organizadora do
Centenário do Município de Salto Grande.

________________________________________
Adriana Martins Henrique

__________________________________________
Aristeu Alves Martins

__________________________________________
Camila Sanches de Carvalho

__________________________________________
Marcelo Rodrigo Guerra

__________________________________________
Sonia Maria dos Santos Camargo Lima.

Salto Grande Rumo aos 100 anos


O Museu Centenário que será inaugurado em 27 de dezembro de 2011, terá suas instalações na antiga sede do Conselho Tutelar, na Avenida Coronel Pedro Silvio Pocay, proximo ào Banco do Brasil.

Teremos durante o ano de 2011, à partir do dia 27 de dezembro de 2010, o período de tempo necessário para arrecadar as doações dos objetos, fotos e documentos que retratam a historia e a cultura do nosso município para assim montar nosso acervo histórico cultural.

Sua contribuição será de grande importância, pois precisamos resgatar a história e a cultura dos cem anos de nosso município.

Se você quer fazer uma doação procure pelo Aristeu na Prefeitura Municipal de Salto Grande, pela Adriana na Biblioteca Municipal ou ainda pela Camila no laboratório de Informática da Escola Municipal Salto Grande.